Translate

13 abril 2012

Lucro por ação


Definição – Corresponde ao lucro do período dividido pelo número de ações. Refere-se ao lucro que pode ser destinado aos acionistas.

Fórmula – Lucro por Ação = Lucro líquido do exercício / número de ações

sendo

Lucro Líquido = corresponde ao resultado líquido do exercício da empresa
Número de ações = refere-se ao número de ações emitidas pela empresa

Unidade de Medida – em reais.

Intervalo da medida – Este índice é calculado para valores positivos, variando entre zero a infinito. E possível também calcular o prejuízo por ação, mas em termos analíticos isto não faz muito sentido.

Como calcular – Para as empresas de capital fechado, basta dividir o lucro líquido, informação obtida na demonstração do resultado, pelo número de ações, que pode estar evidenciado nas notas explicativas. Em empresas com ações negociadas na bolsa de valores este valor está calculado nas demonstrações contábeis.

Veja o caso do Bradesco, que apresentamos um extrato das notas explicativas onde a empresa detalha o cálculo do lucro por ação:

A instituição financeira calculou o lucro separado dos acionistas ordinários e os preferenciais. O valor é obtido dividindo o lucro líquido pelo número médio de ações. Veja o seguinte exemplo:

LPA Acionistas Ordinários em 31 dez 2011 = 5221 168/1908 949 = R$2,74

Grau de utilidade – Moderado. Este índice pode ser útil quando usado em conjunto com outros índices e analisado em termos históricos. Entretanto sua utilidade é prejudicada por ser um valor específico para cada empresa. Assim, um LPA de 5,00 para uma empresa pode ser elevado, mas para outra pode ser reduzido.

Controvérsia de Medida – Alguma. A CVM possui norma específica sobre a forma de cálculo, o que reduz os problemas.

Observações Adicionais
a)  Em geral este índice não apresenta variação expressiva ao longo do tempo. As empresas evitam uma flutuação grande neste índice, já que isto pode indicar um risco mais elevado;
b)  Valores mais elevados do lucro por ação geralmente estão associados a distribuição de dividendos.
c)  Quando confrontado com o preço da ação, este índice pode revelar um parâmetro de retorno do investimento para o acionista. No dia que escrevemos este texto, no início de abril de 2012, o preço da ON do Bradesco estava em 25,57. Com um LPA de 2,74, isto indicaria que comprar a ação da empresa levaria a um retorno anual de 10,70 em termos de lucros (sem levar em consideração a valorização das ações).


Esta é uma série de textos sobre os principais índices usados na análise das demonstrações contábeis.  Outros textos publicados foram: Lucro por ação, Preço sobre vendasDividend yieldCapital Circulante LíquidoCusto da DívidaInvestimento sobre DepreciaçãoComposição do EndividamentoCobertura de dívida,. Cobertura de investimentoPrazo de Pagamento a Fornecedores,  Taxa de QueimaPrazo de EstocagemValor Adicionado sobre ReceitaMargem LíquidaGiro do AtivoP/LRSPLEndividamento OnerosoEndividamentoFluxo de Caixa LivreEbitdaMargem OperacionalNIG sobre VendasValor do EmpreendimentoCapitalizaçãoMargem BrutaROI e Liquidez Corrente

3 comentários:

  1. Recomendo noutras postagens a demonstração de exemplos e memórias de cálculo do lucro líquido por ação tanto na forma de básico quanto diluído.

    ResponderExcluir
  2. Não entendi esse cálculo, o LPA demonstrado é representante de forma mensal ou anual ? Como chegou no cálculo que o lucro anual seria de 10,70 ?

    ResponderExcluir