Translate

16 abril 2012

Derivativos

O banco do grupo JBS só obteve lucro em 2011 por conta das operações com derivativos, informa o Estado de S Paulo (Derivativos turbinam lucro do banco do JBS, Leandro Modé, 28 de março de 2011). E os números mostram que o resultado ocorreu graças ao terceiro trimestre:

No fim de agosto, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) surpreendeu o sistema financeiro ao reduzir inesperadamente a taxa básica de juros (Selic) de 12,5% para 12% ao ano. Segundo operadores de mercado, os poucos agentes que anteciparam aquela decisão ganharam muito dinheiro.


O que é interessante é que uma instituição financeira, com problemas de rentabilidade ao longo de todo o ano, faça uma aposta no comportamento de juros. O acerto proporcionou uma rentabilidade suficiente para "salvar" o ano de 2011. Mas é um tipo de aposta que depende (a) um bom sistema preditivo ou (b) uma informação privilegiada.

O banco, ao final de 2011, ainda continuava exposto aos derivativos, com mais de 1 bilhão de depósitos de garantias.

Um comentário:

  1. Um caso de sucesso com derivativos. Risco eminente de amargar com a realização de 1 bilhão em garantias ! Quase o caso da fusão da perdigão e da sadia quando a tesouraria perdeu toda a liquidez. Que sorte essa informação privilegiada ter acontecido !

    ResponderExcluir