Translate

28 abril 2022

Influência da mídia


O Stumbling and Mumbling questiona a influencia da mídia, a partir da situação política do Reino Unido. É bem verdade que a circulação dos jornais impressos caíram substancialmente. No Brasil, por exemplo, uma revista como a Veja já teve tiragens acima de um milhão de exemplares semanais. Hoje provavelmente possui menos de cem mil. 

O mesmo é válido para os jornais de negócios, que eram leituras físicas obrigatórias e local onde qualquer grande empresa gostaria de estar. (Esta última parte da frase é válida, já que estes jornais usualmente não tinha/tem uma abordagem crítica sobre os dados divulgados pela área de marketing das empresas)

Ainda assim, há uma grande preocupação com o papel da mídia. Para o site há duas possíveis explicações. A primeira é que o grupo jornalístico não somente informa as notícias, mas também cria. Em outras palavras, a mídia pode definir a pauta do debate. Recentemente o ministro da educação perdeu seu posto em razão das denúncias divulgadas por um grande jornal brasileiro. A partir da repercussão do fato, as pressões sobre o pastor foram enormes e motivou sua demissão.

Uma segunda razão, ainda segundo o Stumbling and Mumbling, é que a crença no poder da mídia é uma profecia auto-realizável. Em parte, seu poder deriva da influência em moldar a opinião da elite, que inclui congressistas, empresários e outros. A mídia seria como o Mágico de Oz, que possui o poder porque as pessoas acreditam nesse poder. 

É bem verdade que parte da crença do poder desta mídia desapareceu nos últimos anos, transferindo para os "influenciadores" digitais e algumas plataformas de notícias. Apesar do enorme número de sites na internet, os produtores de conteúdo ainda são reduzidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário