Translate

07 abril 2022

Atividade física e doença

Um artigo da New Yorker sobre a atividade física recupera o nome de Jeremy Morris ou Jerry Morris, como no verbete da Wikipedia. Morris seria o pesquisador responsável por mostrar a importância da atividade física na prevenção da doença cardiovascular.

É muito interessante que Morris conseguiu olhar para a relação entre as duas variáveis – atividade física e saúde – de uma forma prática e simples, conforme descreve o artigo da New Yorker. Olhando os trabalhadores no trânsito de Londres, Morris verificou que os motoristas passavam a maior parte do tempo sentado, enquanto os condutores subiam e desciam as escadas de dois andares, verificando os bilhetes dos passageiros. Isto foi em 1949 e o pesquisador conseguiu perceber que os condutores tinham menos doenças cardiovascular.

Morris também percebeu que os carteiros eram mais saudáveis que os sedentários vendedores ou telefonistas. Somente em 1958 ele publica um artigo sobre a relação entre atividade física e doença cardíaca.

Outra figura de interesse que o artigo trata é Kathrine Switzer. Ela está na fotografia a seguir, clicada em 1967. Na época era proibido – isto mesmo – a participação da mulher em prova de maratona. Switzer fez sua inscrição com o sobrenome e foi aceita. Durante a prova, os organizadores tentaram retirá-la da competição, mas ela continuou na competição graças a uma barreira de amigos, namorado e parentes. Seu melhor tempo é 2 horas e 51 minutos, obtido em 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário