Translate

08 abril 2022

BMJ e respostas rápidas de um artigo

 John Ioannidis publicou um artigo no BMJ e o periódico colocou alguns comentários de leitores e réplica do próprio autor:

Fazendo uma contextualização, Ioannidis é um pesquisador da área de saúde que tem questionado algumas questões científicas. Seu artigo Why Most Published Research Findings are False, publicado em 2005 no PLOS Medicine, já teve três milhões de views.

Recentemente, o cientista esteve envolvido em polêmicas, como chamar de fiasco de evidência a resposta global à pandemia. Para ele, os bloqueios foram respostas exageradas tendo por base dados não confiáveis. Mas a própria pesquisa dele para a questão da pandemia foi criticada por ser uma pesquisa ruim. O artigo recente procurou analisar o discurso científico, usando a popularidade dos pesquisadores no Twitter. Além das críticas publicadas no BMJ, aqui há um texto que inicialmente considerou o texto uma sátira, mas depois reconheceu que não era. 

De qualquer forma, a abertura do periódico para críticas de outros pesquisadores pode ser interessante para contribuir com a melhoria nas pesquisas realizadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário