Translate

19 fevereiro 2022

História da Contabilidade: IBC torna-se sindicato



 Em 1940, durante a ditadura Vargas, o Instituto Brasileiro de Contabilidade, torna-se o "único" sindicato da classe dos contabilistas:

Na fotografia acima, o Ministro do Trabalho assina a carta sindical onde o IBC é reconhecido com único sindicato dos contabilistas

A fotografia acima tem o diretor do Departamento Nacional do Trabalho, Luiz Augusto Rego Monteiro, lendo o texto da carta sindical. A seguir, a diretoria do IBC e o Ministro do Trabalho:

(parece que terno branco era a uniforme dos profissionais e dos burocratas). Em 1941, o IBC, por exigência da nova legislação, foi obrigado a mudar de nome e passou a chamar Sindicato dos Contabilistas do Rio de Janeiro:
A plateia durante a comemoração do Dia do Contabilista. Em 1941 o IBC comemorava 25 anos de vida e teve como fundadores Augusto Carlos Setubal, Joaquim Teles e João Lyra. Parte da comemoração consistia na visita ao túmulo dos três fundadores. A seguir, "um grupo de moças que tomaram parte nas festividades comemorativas do 25o. aniversário do IBC", conforme a legenda da Revista da Semana (ed. 39, 1941, p. 2)
O Instituto também tinha uma função educadora, já que formava profissionais contábeis. A seguir, Paulo Lyra, representante do Presidente da República, discursa e, sentados, Honório Monteiro, Ministro do Trabalho, e Moraes Junior, do Sindicato:

(Revista da Semana, 1949, ed 6, p. 15). O mesmo Honório Monteiro discursa, sob olhares de Moraes Jr.  Era a III Convenção Nacional dos Contabilistas 

E Paulo Lyra também está discursando, na fotografia abaixo. 
Lembrando de Lyra foi o primeiro presidente do Conselho Federal de Contabilidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário