Translate

28 fevereiro 2022

Dinheiro e guerra na Ucrânia

 


Paul Krugman propõe uma solução financeira para combater Putin e punir a invasão à Ucrânia. Em artigo para o New York Times, o nobel de Economia, Krugman considera que a resposta do Ocidente deve envolver sanções financeiras e econômicas. E que podem ser eficazes “se o ocidente mostrar vontade e estiver disposto a assumir a própria corrupção”.

Além do fato de que haverá uma redução brutal no investimento estrangeiro – ninguém quer assumir um compromisso com alguém que desprezou o estado de direito – o economista defende que sanções financeiras sejam tomadas para restringir a capacidade da Rússia arrecadar e movimentar recursos no exterior. Sua proposta inclui a exclusão da Rússia do sistema Swift, que permite o pagamento entre bancos internacionais. O Swift (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, em inglês) permite a movimentação de recursos entre empresas de diferentes países, com mais de 11 mil instituições financeiras de 200 países.

No sábado parte da proposta foi considerada pelos Estados Unidos e Europa, mas de forma parcial. Mas como isto pode significar a interrupção do fornecimento de energia russa para Europa.

Krugman também propõe focar na riqueza dos magnatas russos que estão no Ocidente. Estes bilionários ajudam Putin a ficar no poder. Mas as maiores dificuldades são as consequências desta medida: há uma ligação forte entre estes ricos e pessoas bem posicionadas na política e seria mexer em um vespeiro, pois envolveria olhar os lavadores de dinheiro que ajudam os corruptos do mundo ocidental.

Lembra um pouco combater Al Capone não pelos seus crimes, mas pela ausência de declaração do imposto de renda. 

Foto: Bendabout

Nenhum comentário:

Postar um comentário