Translate

16 novembro 2021

Transparência salarial para combater a desigualdade de gênero


O governo da Finlândia quer criar uma nova lei que permita aos trabalhadores conhecerem os salários dos seus colegas, numa tentativa de acabar com a desigualdade salarial entre homens e mulheres no país, conta a agência “Reuters” esta sexta-feira, 12 de novembro.

No entanto, a medida da coligação dos cinco partidos de centro-esquerda liderada pela primeira-ministra Sanna Marin [foto], está a ser alvo de críticas por parte do sindicato dos trabalhadores que querem ainda mais transparência, enquanto a maior organização patronal do país afirma que esta lei irá criar mais conflitos no local de trabalho.

“O que é central para o programa do governo é a eliminação das disparidades salariais injustificadas. Os trabalhadores agora serão tratados com mais rigor”, referiu o ministro da Igualdade, Thomas Blomqvist, à “Reuters”, esperando que este projeto-lei seja aprovado no parlamento antes das eleições marcadas para abril de 2023.

De acordo com um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre a classificação de igualdade de salários revelou que as mulheres finlandesas ganhavam menos 17,2% do que os homens em 2020, colocando o país no 37º lugar atrás da Noruega em 8º, da Dinamarca em 9º e da Suécia em 12º.

Por sua vez, a principal organização patronal, a Confederação das Indústrias Finlandesas (EK) através da sua consultora jurídica Katja Leppanen, acredita que “tornar obrigatória a publicação de informações detalhadas sobre salários individuais poderia levar a uma curiosidade geral e a uma deterioração do ambiente de trabalho”.

Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário