Translate

12 novembro 2021

Influenciadores digitais e Regulação

Faz sentido o governo regular a pessoa que dá conselhos na mídia social? Este debate está ocorrendo em diversas partes do mundo. Em um artigo sobre a Austrália, uma funcionária do governo expôs um argumento contrário a regulação:

“O influenciador do TikTok que está destruindo a Nokia não é tão diferente do cara do pub que quer lhe contar tudo sobre a grande empresa em que ele acabou de investir - mas com uma voz muito mais alta. Isso não é um conselho financeiro, mas como tem sido o caso desde que os taxistas começaram a dar dicas de ações, é uma parte inevitável de um ecossistema financeiro."

Há controvérsia sobre esta postura. Os influenciadores digitais possuem uma grande audiência e recebem para postar nas mídias. Assim, haveria motivos distintos do "cara do pub".

Na Austrália, segundo informação do artigo, os investidores de varejo possuem um volume de negociação superior ao investimento institucional. Isto trouxe uma preocupação para CVM de lá, preocupada com “influenciadores sociais estão contribuindo para o momento do rebanho em ações especulativas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário