Translate

23 novembro 2021

Otimismo com ESG


Em geral postamos muito sobre ESG com uma abordagem crítica. Mas eis aqui algo sobre este assunto, de forma bem otimista:

A Fundação IFRS está bem posicionada para fazer esta proposta [de um padrão ESG]. Isso se deve à sua experiência no processo de definição de padrões, sua legitimidade na comunidade corporativa e de investidores e seu apoio de reguladores de todo o mundo. Se sua proposta for adotada, investidores e outras partes interessadas terão repentinamente uma visão muito mais clara do desempenho de sustentabilidade de qualquer empresa - assim como o desempenho financeiro. A maioria das empresas já emite relatórios de sustentabilidade, é claro, mas eles são divorciados de seus relatórios financeiros, dificultando a visualização da relação entre desempenho financeiro e desempenho de sustentabilidade. O SSB possibilitaria a realização do ideal de relatórios integrados. E o FASB seria capaz de desenvolver esse trabalho nos Estados Unidos. (...)

O impacto dos padrões de relatórios de sustentabilidade será enorme. Os executivos serão mais capazes de levar em consideração questões de sustentabilidade nas decisões de estratégia e alocação de capital. Isso ajudará a garantir a sustentabilidade do desempenho financeiro corporativo, principalmente a longo prazo. Os conselhos de administração verão a sustentabilidade não como uma questão paralela a ser gerenciada em um comitê, mas como uma questão importante na qual todo o conselho precisa se concentrar. As empresas mais eficazes no gerenciamento da sustentabilidade serão mais atraentes para os investidores. Como o desempenho da sustentabilidade pode ser um indicador líder do desempenho financeiro, os investidores desejam a mesma consistência e clareza nos relatórios de sustentabilidade de uma empresa, como agora esperam para seus relatórios financeiros. Os investidores desejam essas informações do CEO e do CFO e desejam discutir com eles o desempenho financeiro e de sustentabilidade da empresa e como eles estão relacionados entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário