Translate

23 novembro 2021

Reflexo Semmelwels


Já comentamos aqui sobre o princípio de Planck. Em poucas palavras, a mudança na ciência só acontece quando os velhos cientistas morrem. Em outras palavras, raramente "Saulo se torna Paulo", ou seja, um cientista é convertido a uma nova ideia. A ciência avança a cada funeral.

Há outro termo muito próximo ao princípio de Planck. Trata-se do Reflexo Semmelweis ou a tendência a rejeitar novas evidências ou novos conhecimentos, que contradiz as normas, crenças ou paradigmas. 

É uma homenagem a Ignaz Semmelweis, um médico húngaro que descobriu a importância dos médicos lavarem as mãos com uma solução de cloro antes de visitar um novo paciente. Semmelweis descobriu isto em 1847 e apesar da descoberta estar restrita a febre infantil, com o tempo o mesmo passou a ser válido para outras doenças. Graças a ele, muitas vidas foram salvas, incluindo grávidas. O importante é que Semmelweis descobriu isto antes da descoberta da teoria dos germes. 

Mas qual a razão de existir o reflexo Semmelwels. Bom, hoje sabemos que sua descoberta é verdadeira, mas na sua época, muitos médicos rejeitaram a sugestão de higienizar as mãos. Muitos acreditavam que as mãos de um cavalheiro não poderiam transmitir doenças.

Suas ideias foram rejeitadas por não ter, na época, uma explicação razoável. Ele sofre zombarias e termina sendo internado em um manicômio, onde é espancado pelos guardas e morto em decorrência dos ferimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário