Translate

15 novembro 2021

Dados e esportes

Para que gosta de ler sobre dados em esportes (gostou do livro Moneyball, por exemplo), um texto da BBC sobre um dos pioneiros de uma abordagem científica no esportes - no caso o beisebol - no início do século XX. 

O texto surpreende pois mostra que Fullerton, o pioneiro do parágrafo anterior, mantinha notas e analisava os jogos. E ele usou sua análise para denunciar uma mutreta, onde oito jogadores venderam o resultado. 

Em 1906, Fullerton usou seus métodos para prever que o Chicago White Sox venceria o favorito Chicago Cubs. Ele previu o vencedor da World Série de 1912, 1915, 1916 e 1917. Mas sua previsão mais famoso ocorreu em 1919, no jogo entre o Cincinnati Reds e o Chicago White Sox. 

Antes do jogo, Fullerton alertou para que não apostassem. O White Sox era considerado favorito e nas estatísticas de Fullerton isto significava 71% de chance. O resultado foi diferente do esperado e Fullerton passou a analisar os jogos. Mas não conseguiu publicar sua análise nos jornais, com medo da acusação de difamação. Somente depois de mudar o texto, a análise foi publicada no Evening World, em dezembro de 1919. Mas Fullerton foi acusado de falar besteira, amargurado pelo fato de sua previsão não ter se realizado. 

Em setembro de 1920, durante uma investigação de outro jogo, uma testemunha afirmou que a série - conjunto de partidas entre dois times - no ano anterior era suspeita. O trabalho dele só foi reconhecido após sua morte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário