Translate

18 janeiro 2021

Cliente tem sempre razão?


Um texto da Food and Wine discute os direitos dos clientes em restaurantes e seus efeitos sobre o trabalho no setor de hospitalidade. O texto, de Khushbu Shah, apresenta uma série de exemplos onde os direitos dos clientes fizeram com que o trabalho ficasse insuportável.  

A pandemia COVID-19 devastou a indústria , dizimou salários e deixou restaurantes em uma espiral de fechamentos, reaberturas e diretrizes em constante mudança, ao mesmo tempo que expôs os trabalhadores a riscos à saúde. E não há um fim real, ou assistência governamental, à vista. Para piorar as coisas, os direitos do cliente estão em um nível mais alto, de acordo com os vários servidores, maitres, gerentes e proprietários com quem conversei em todo o país.

Os direitos do cliente, ou o que os clientes acreditam que são devidos, há muito tempo são um problema no setor de hospitalidade. Funcionários de restaurantes trocam histórias como veteranos de guerra sobre exigências ridículas, clientes difíceis e gorjetas ruins. Mas a pandemia e o péssimo comportamento do cliente que veio com ela - impaciência em relação aos tempos de espera, xingamentos, frustração com a limitação de lugares e opções de menu e desrespeito aos protocolos de segurança - só serviu para destacar o quão difundido e, francamente, perigoso o problema realmente é.  

“Espera-se que forneçamos a eles um serviço completo, mesmo que seja abusivo. Faz-nos sentir que não podemos ter a expectativa de ser tratados como pessoas ”.

Essa questão de direitos está enraizada no ditado popular “O cliente tem sempre razão”, que está no centro da hospitalidade americana. (...)

Um comentário:

  1. No caso específico da Contabilidade, nem o cliente, nem o Contador têm razão. Quem tem razão são as normas contábeis e fiscais, que devem ser seguidas, independente da vontade de um ou de outro.

    ResponderExcluir