Translate

01 maio 2019

Emi Nakamura vence Clark

A economista Emi Nakamura (foto) venceu a Medalha John Bates Clark. A Medalha Clark é uma "antecipação" ao Nobel de Economia, sendo concedida a economistas com idade abaixo de 40 anos. No passado era concedida a cada dois anos e "famosos" economistas venceram esta premiação. O primeiro contemplado foi Paul Samuelson, um dos três maiores economistas do século XX. O terceiro, Friedman. A premiação seguiu com James Tobin, K Arrow, L Klein, R Solow, Gary Becker, Michael Spence, Paul Krugman, entre outros. Dos premiados, 12 também foram premiados com o Nobel de Economia.

Emi Nakamura é a quarta mulher premiada (de um total de 41 premiados). Atualmente trabalhando em Berkerly, Nakamura tem vários trabalhos em macroeconomia, sendo esta a primeira premiação da área no século XXI. No AFineTheorem encontrei a seguinte frase resumo do trabalho dela:

Nakamura é mais conhecido por usar essa combinação profunda de dados e teoria para entender exatamente como as empresas definem os preços.

Isto é muito importante para as empresas e, por consequência, para a contabilidade. Uma das pesquisas dela relaciona a mudança de preços com inflação:

Quando a inflação é maior, as empresas ajustam os preços com igual frequência, mas com maiores saltos nos preços (considere a famosa duplicação do preço da Coca-Cola), ou eles ajustam os preços com mais frequência, mantendo a mudança percentual semelhante a ambientes com baixa inflação?

No passado fiz uma orientação de mestrado, do professor Paulo Mendes, sobre a variação de preços em ambientes inflacionários por setores da economia. É uma orientação que gostei de ter realizado, pois Mendes analisou como ocorria as mudanças de preços nos setores e como a dispersão aumentava quando o governo brasileiro fazia os planos econômicos. Obviamente que o trabalho de Nakamura não era conhecido do orientador e do orientando.

Além  disto, Nakamura lida bem com o grande número de informações existentes nos dias atuais.

Ela construiu conjuntos de dados de preços insanos, criou estratégias inteligentes de identificação para separar modelos de preços e usou essas ferramentas para aumentar amplamente nossa compreensão da interação entre a rigidez dos preços e o ciclo de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário