Translate

01 maio 2019

O que as empresas estão falando?


  • A greve dos caminhoneiros foi o grande tema dos relatórios das empresas de 2018
  • Os problemas econômicos (crise e desemprego) foram citados também
  • Logo a seguir, assuntos políticos, que inclui "corrupção" e "eleições"

Quando uma empresa divulga suas demonstrações contábeis, a administração pode aproveitar este espaço para tecer comentários sobre fatos que influenciaram o ambiente econômico e o desempenho da empresa. Muitas - a grande maioria - não fazem isto, seja por "preguiça" ou por medo de se arriscar a comentar algo indevido. Algumas empresas usam o "colar copiar" e repetem o ano anterior. Mas existem empresas que fazem um boa retrospectiva do que ocorreu no ano.

Recentemente postamos sobre como as empresas trataram as "eleições". O resultado é realmente interessante, já que a análise de um grupo associou o término do processo como o encerramento de um período de incerteza e outro grupo tinha o pensamento que ainda existiam problemas que poderiam afetar a empresa.

Usando dados de diversas empresas, verificamos quantas vezes um determinado assunto foi tratado nas demonstrações contábeis. Consideramos nove termos que poderiam estar nos textos dos relatórios e contamos quantas vezes isto ocorreu. O resultado está no gráfico.
O tema campeão foi "caminhoneiros" e "caminhoneiro". O movimento que parou muitas regiões do país foi o "assunto" mais comentado nos relatórios das empresas brasileiras, com 75 citações, até o instante desta postagem (e com as limitações que apresento a seguir).

A palavra "crise" apareceu logo após, com 80% as citações do palavra campeã. "Desemprego", "corrupção" e "eleições" ficaram logo após, com 68%, 65% e 63% do número de citações de "caminhoneiro". A seguir, "Copa do Mundo" (43%), "Recessão" (23%), "Lava-jato" (23%) e "Bolsonaro" (9%).

Uma possível explicação para o resultado é que o termo vencedor foi aquele que realmente afetou diretamente e inegavelmente o desempenho das empresas. Além disto, era possível tratar do tema de forma mais "isenta", simplesmente afirmando que o resultado da empresa foi afetado pelo greve dos caminhoneiros. Já o termo eleições exige uma elaboração um pouco mais sofisticada.

Como foi feita a pesquisa? - Usando a página do Valor Ri, foram baixadas todas as demonstrações contábeis de 2018. Empresas que divulgaram as demonstrações, mas que não estão nesta base não fizeram parte do levantamento. Isto totalizou 531 demonstrações, sendo que incluía empresas de capital aberto ou não. Em alguns casos, o relatório de uma empresa era a mera repetição de outra empresa; não foi feito nenhuma eliminação por este motivo. O levantamento finalizou no final de abril de 2019, o que não inclui empresas que tiveram suas demonstrações postadas nos dias seguinte. Optou-se por contar somente palavras que não tivessem mais de um significado ou fosse estivessem dentro de outras palavras (exemplo: a palavra "UnB" apareceu cinco vezes, nenhuma delas relacionadas com a minha universidade). Caso o leitor tenha alguma sugestão de "palavra", peço encaminhar nos comentários do blog ou por e-mail. Como muitas empresas não escrevem nada nos relatórios, evitei relacionar os termos mais citados com o total de demonstrações. A escolha dos nove termos foi pessoal, mas a lista pode ser expandida com a ajuda do leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário