Translate

02 maio 2019

Copa do Mundo e Demonstrações Contábeis


  • A Copa do Mundo foi assunto de algumas demonstrações contábeis. A maioria achou ruim o evento. 
  • Um segundo grupo aproveitou o evento para ações de marketing. 
  • Um último grupo comparou o ano com 2014 (aeroporto de Guarulhos) ou lembraram que ainda possuem algo a receber em razão da Copa de 2014.

A Copa do Mundo foi um grande evento do ano de 2018. Algumas empresas consideraram este fato nas demonstrações contábeis. As poucas empresas que citaram a Copa nas demonstrações contábeis já divulgadas ou reclamaram deste fato ou enfatizaram que aproveitaram do fato ou citaram em outro contexto.

O grupo de empresas que reclamaram da Copa associaram o evento a redução da produção ou algo do tipo. A Via Varejo - mesmo comercializando televisão - afirmou o seguinte:

Além do profundo processo de transformação que passamos em 2018, o ano foi marcado por eventos macroeconômicos  que  influenciaram  negativamente  o  padrão  de  consumo  da  população  (greve  dos caminhoneiros, copa do mundo e eleição) e, consequentemente, a Via Varejo dentro de seu processo de  transformação.

A Sapore, do ramo de alimentação, deixou seu descontentamento em um pequeno trecho: "com jogos em pleno horário de expediente no Brasil."

A empresa SER, da área educacional, culpou a greve dos caminhoneiros, a Copa e a eleições pelos problemas da economia:

“o setor de ensino superior também apresentou retração de demanda, novamente em função do desempenho anêmico da economia a partir de junho, dessa vez por conta de eventos como a greve dos caminhoneiros, Copa do Mundo e eleições para presidência da república e governadores dos estados, eventos extemporâneos que acabaram por reduzir a demanda durante o segundo semestre do ano”

Mas será que a Copa provoca retração de demanda no setor educacional? Não parece fazer muito sentido. O PDG associa a Copa a eventos extraordinários, apesar de ser um evento regular. Veja o comentário da empresa de construção:

Muito embora a recuperação do setor e da economia tenha sido prejudicada por certos eventos extraordinários, tais como a greve dos caminhoneiros, a Copa do Mundo e o período pré-eleitoral, ainda assim foi possível observar uma pequena melhora no mercado imobiliário.

A empresa de eventos T4f parece ter mais razão em reclamar:

No Brasil, fomos afetados pelos acontecimentos da Greve dos Caminhoneiros, seguido pela Copa  do  Mundo,  e,  no  último  semestre,  pela  forte  polarização  das  eleições,  que  concentraram  as  atenções  da  mídia  e,  consequentemente,  do  nosso  público.  Essa  sequência  de eventos gerou um ambiente bastante adverso para a venda de ingressos, principalmente em música ao vivo, intensificado por um fluxo reduzido de artistas para a região, principalmente a partir do segundo trimestre de 2018.

A BK chama a Copa de "desafio" no seu comentário:

apesar dos desafios enfrentados principalmente durante o 2T18 com a greve dos caminhoneiros e a Copa do Mundo de Futebol.

Finalmente, o Iguatemi fez a reclamação de maneira um pouco diferente das empresas citadas anteriormente. Para o Iguatemi, "apesar da Copa" a empresa foi bem:

O ano de 2018 foi desafiador. Apesar de uma economia ainda fragilizada que cresceu menos do que se esperava  no  início  do  ano  e  de  alguns  eventos  pontuais  que  trouxeram  bastante  volatilidade  (Copa  do  mundo, greve dos caminhoneiros, eleições) fomos capazes de entregar um crescimento de 18% do nosso Lucro Líquido e seguir na trajetória de redução do endividamento da companhia.

O segundo grupo são as empresas que consideraram a Copa uma oportunidade. Duas delas patrocinaram a Seleção e aproveitaram deste fato. Lembraram sua decisão de apoio, seja ao evento ou a seleção. Veja o que disse a Ambev:

A  marca  Brahma  vive  um  bom  momento, reforçado pelas campanhas da Copa do Mundo FIFA 2018. (...) Esse desempenho foi liderado pela cerveja Corona, uma das marcas que mais cresce no país, seguida pela Stella Artois, com nossas novas embalagens, e pela Budweiser, patrocinadora da  Copa  do  Mundo  FIFA  2018.

Já a Telefônica afirmou:

Cabe destaque ainda à atuação da marca durante o ano de Copa do Mundo, com campanhas no período que se utilizaram do mote #joguejunto, contribuindo para reforçar nosso papel como Patrocinadora Oficial da Seleção Brasileira. (...) O ano de 2018 teve como destaque as ações da Copa do Mundo e do Patrocínio da Seleção Brasileira. Para fortalecermos  o  nosso  patrocínio,  foi  criado  o  conceito  “#JogueJunto”  e  o  logo  Vivo  foi  transformado  na  bandeira  do  Brasil,  seguido  pelo  texto  “Vivo.  Patrocinadora  oficial  da  Seleção  dos  brasileiros”,  colocando torcida, jogadores e marca no mesmo patamar. A Vivo foi a 1ª marca mais lembrada 7  entre os patrocinadores da Copa e a 3ª marca mais mencionada no Twitter durante os jogos Realizamos ainda ações ligadas ao patrocínio da Seleção Brasileira de Futebol, em parceria com o Programa de Relacionamento Vivo Valoriza: alguns clientes puderam assistir aos treinos da Seleção Brasileira na Granja Comary (Rio de Janeiro), às vésperas da Copa do Mundo na Rússia

Finalmente, um grupo associou a Copa em outro contexto. GRU Airport lembrou que o movimento do ano foi superior ao de 2014, quando o Brasil sediou a Copa. Três outras empresas lembraram da Copa de 2014, destacando que ainda tem algo a receber no seu balanço por conta do evento: CEB, Invepar e Metrô Rio destacaram isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário