Translate

09 abril 2015

Recepcionista

Lucy Kellaway comenta, na sua coluna semanal no Valor Econômico, sobre a arrogância das pessoas com os recepcionistas. Ela afirma que sempre achou que as recepcionistas são subutilizadas, já que elas testemunham o comportamento das pessoas nas situações que não estão sendo observadas. Assim, elas podem conhecer com mais precisão os desagradáveis, os mal educados, os falsos, etc. Kellaway aponta que, no entanto, algumas poucas empresas usam as informações das recepcionistas para contratar profissionais ou fazer promoção interna.

Tenho participado de muitos processos seletivos e geralmente a informação dos recepcionistas é realmente muito valiosa. No tipo de seleção que participo, para entrada de um aluno num curso ou contratação de um professor, a troca de informações com estas pessoas é muito valiosa. Em diversas oportunidades presenciei um candidato potencial sendo descartado pelo comportamento com os recepcionistas.

Recentemente presenciei numa seleção um candidato com chances reais de ser aprovado ter sido descartado pelo fato de “tratar mal” o pessoal administrativo. Isto foi suficiente para que o nome fosse deixado de lado. Em outra ocasião, antes da entrada do candidato, o recepcionista entrou na sala da seleção e informou a todos que o próximo candidato para entrevista tinha causado “problemas”. Naturalmente que as chances reduziram a zero antes que o candidato pudesse abrir sua boca.

Assim, se você deseja aumentar sua chance num processo seletivo, comece por tratar bem as pessoas, mesmo as que estão em baixo na escala hierárquica.

(P.S. Ao buscar selecionar uma foto para esta postagem, só encontrei mulheres. Preconceito ou realmente é uma profissão feminina?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário