Translate

09 abril 2015

Curso de Contabilidade Básica: Lucro e Caixa

De uma maneira geral, o lucro e o caixa de uma empresa andam na mesma direção. Ou seja, os valores do lucro de um período devem ser coerentes com o fluxo de caixa gerado nas atividades operacionais. Mas nas situações práticas isto pode não ocorrer e uma empresa pode ter lucro, mas não está gerando caixa ou ter prejuízo e está gerando caixa. Nestes casos é sempre interessante que o usuário busque a explicação para esta divergência.

Vamos olhar o caso do Centrad ou Concessionário do Centro Administrativo do Distrito Federal. Esta empresa foi constituída em 2009 para fazer a construção, operação e manutenção do Centro Administrativo do Distrito Federal. O prazo de vigência do contrato é de 22 anos e a entidade tem a participação da Odebrecht e Via Engenharia. A empresa apresentou uma demonstração do resultado com um lucro de R$79 milhões:

Mas o fluxo de caixa das atividades operacionais foi negativo em 302 milhões de reais em 2014:

É também importante ressalvar que estes dois itens foram divergentes em 2013. Qual a razão da divergência? Observe que a DFC inicia com o lucro do exercício e que o principal item é o “ativo financeiro”, com valores acima de 100 milhões para o ano de 2014. Assim, o valor do lucro que era positivo em 120 milhões transforma-se num caixa negativo de 302 milhões. Eis o que diz uma nota explicativa da empresa:

Assim, a empresa adquiriu o direito a faturar do contrato com o governo do Distrito Federal que irá implicar em receber, em períodos futuros, quase um bilhão de reais. Este valor só irá entrar no caixa da empresa nos próximos anos, a partir de 2016.

Observe que em 2015 provavelmente ainda haverá um descasamento entre o lucro e o caixa da empresa, já que o ativo circulante é reduzido (31 milhões) e a grande parcela a receber é de longo prazo.

Um comentário:

  1. Excelente exemplo de que o profissional tem que estar atento a todos os detalhes, mesmo a situação estando negativa no momento, isso não quer dizer que a empresa está a caminho da falência, que os sócios tem que investir mais capital! Pois, sabemos que eles tem $$$ a receber a longo prazo.

    Eu participo de uma start-up que está desenvolvendo um Programa Financeiro Empresarial o inFinance (http://www.infinance.com.br/) e gostaria de convidá-lo a experimentar nosso software que irá ajudá-lo a profissionalizar o controle e facilitará o extrato de relatórios de resultados.

    Seu feedback seria muito importante para nosso desenvolvimento.

    Conto com seu apoio.

    ResponderExcluir