Translate

20 abril 2015

Finanças Pessoais: Competição de investidores

É muito comum os jornais e/ou entidades do mercado promoverem competição de investidores para saber quem consegue a maior valorização da sua carteira dentro de um determinado prazo. Os vencedores geralmente são entrevistados, suas fotografias irão aparecer na edição impressa e podem levar esta glória para seu currículo.

Neste artigo irei mostrar como ganhar este tipo de competição. Na semana seguinte mostrarei os problemas deste tipo de competição.

Vamos imaginar que você deseje mostrar para seus amigos, professores e futuro patrão que tem a capacidade de escolher adequadamente os investimentos na bolsa de valores. A figura abaixo mostra o comportamento das maiores altas e baixas da bolsa num determinado dia e servirá para nosso exemplo:
Para vencer a competição você teria que escolher as ações do lado esquerdo, mas nunca aquelas do lado direito. Se você tivesse escolhido a Companhia Siderúrgica Nacional ou Banco do Brasil sua carteira teria um recuo de no mínimo 5% num dia. Você ganharia se tivesse escolhido a Light, Marco Polo, MRV ou Sabesp.

Caso você tenha tido alguns fundamentos de finanças na escola saberia que aumentar a diversificação pode reduzir risco. Assim, seguindo os ensinamentos dos gurus de finanças, o ideal seria fazer uma carteira com muitas ações. Mas isto não traria a vitória na competição, já que reduziria o retorno. A explicação é simples: se tivesse escolhido somente a Light sua carteira teria um retorno de 2%; diversificando, com Light e Marco Polo, a carteira teria um retorno entre 1,92% e 2%, mas, e isto é importante, abaixo de 2% que obteria somente com a Light. Escolhendo os cinco maiores retornos, a carteira estaria entre 1,15% e 2%, mas também abaixo dos 2%.

Assim, para ganhar estas competições, escolha o menor número de ações possível, se possível uma delas. E espere pelo bilhete premiado: se você acertar e escolher a Light, mas não a CSN, parabéns. Seu currículo irá melhorar, poderá despertar o apelo de corretoras e fazer inveja aos amigos. Caso tenha escolhido a CSN e tenha tido a sabedoria de não dizer para ninguém que participou da competição, fique tranquilo: ninguém saberá que você chutou errado.

Continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário