Translate

29 abril 2015

Curso de Contabilidade Básica: Introdução das Demonstrações Contábeis

Como iniciar uma demonstração contábil? Algumas empresas começam com o balanço patrimonial; isto significa que está indo direto para o “que interessa”. Mas as grandes empresas geralmente começam com o Relatório da Administração. E esta escolha não é aleatória. Como o Relatório da Administração é de certa forma “livre”, iniciar com ele é interessante pois direciona o usuário para aquilo que a gestão da empresa deseja. Se o desempenho não foi bom em razão da conjuntura econômica, o Relatório da Administração irá enfatizar isto; se o lucro foi recorde, o texto pode focar neste aspecto.

Mas quais as primeiras palavras deste Relatório? Selecionamos o caso da Araraquara Transmissora de Energia para mostrar como deve iniciar um texto:

Propositalmente colocamos acima o símbolo da empresa, que chamou logo a atenção pelo nome “China” em destaque. Veja agora como a empresa começou seu relatório:

O texto inicia informando que se trata das informações contábeis do exercício de 2014. Logo a seguir a empresa se apresenta: é uma empresa privada, de capital fechado, com sede no Rio de Janeiro, filial em Araraquara, controlada por uma empresa chinesa. Logo a seguir dois parágrafos com comentários sobre o setor elétrico (onde a empresa atua – isto não foi informado, mas fica subentendido pelo nome), sobre a agência reguladora do setor e um panorama geral sobre o setor.

Observe que este texto inicial pareceu um cartão de visita, onde as informações mais relevantes foram transmitidas ao usuário. Agora você poderá continuar lendo as demonstrações da empresa para mais informações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário