Translate

27 abril 2015

Finanças Pessoais Competição de investidores 2

Na semana passada mostramos qual a melhor estratégia para vencer as competições entre investidores. Nesta postagem, iremos tratar dos problemas deste tipo de competição.

Geralmente a competição ocorre com aplicação em bolsa de valores. Temos aqui um primeiro problema: não contempla todos os tipos de investimento. Isto faz sentido pela facilidade de medir o retorno da decisão financeira, mas tende a induzir o leigo a associar investimento a compra de ação.

Mas este não é o principal problema. Como muitas pessoas participam deste tipo de certame, obviamente os ganhadores geralmente conseguem retorno positivo, mesmo com o mercado em baixa. Isto cria a impressão de que é possível ganhar do mercado, sendo um investidor inteligente.

Imagine que mil pessoas decidam participar deste tipo de competição. Em média os participantes tiveram um retorno de -5%. Mas o vencedor obteve um retorno de 15%, pois teve a sorte de escolher a ação que mais teve desempenho positivo. O número de que irá prevalecer é 15% positivo, não o retorno médio dos participantes. Assim, o vencedor é o que chamamos de “outlier”, um valor extremo, fora da curva normal. A rigor deveria ser desprezado, em razão das suas características.

Nenhum comentário:

Postar um comentário