Translate

05 agosto 2014

Curso de Contabilidade Básica: Efeito na Empresa

Quando uma empresa apresenta suas demonstrações contábeis, o conteúdo deve mostrar para o usuário os potenciais efeitos de problemas externos sobre o seu desempenho futuro. Esta parte é denominada de gerenciamento de risco ou outra denominação próxima. (Já comentamos sobre isto anteriormente).

Mas nem sempre é possível prever todos os riscos potenciais. Em alguns casos, problemas no ambiente podem ter efeitos sobre a empresa, sem que isto tenha sido considerado nas demonstrações contábeis da empresa. Nesta situação cabe ao usuário verificar como estes problemas podem afetar o desempenho futuro da empresa.

Considere o exemplo do Banco Bradesco. Esta entidade, que possui um ativo de 930 bilhões de reais, divulgou seu relatório trimestral recentemente. Mas nos últimos dias surgiram notícias sobre os problemas que estão ocorrendo no Banco Espírito Santo, uma instituição financeira portuguesa. Isto poderá ter efeito sobre o desempenho do Bradesco de duas formas: pelo contágio e pelo fato do Bradesco possuir ações desta instituição.

Numa das notas explicativas sobre a composição dos investimentos do Bradesco, apresenta-se o Bradesco possuía 4 bilhões em ações de companhias abertas com a seguinte observação:

Contempla ações do Banco Espírito Santo S A (BES), representada pela participação de 3,9% em seu capital, cujo valor de custo atualizado monta em R$593.950 (...) e o respectivo ajuste a valor de mercado em R$ (194 634) mil (...). Nos próximos meses, assim como ocorre em outros ativos financeiros e não financeiros, o Bradesco estará avaliando a evolução futuro do valor de mercado desse ativo, com intuito de evidenciar se há uma perda permanente.

Ou seja, o Bradesco possui quase 4% do BES, com o valor de custo de quase 600 milhões de reais. Mas o próprio Bradesco já informou que este investimento possui um “ajuste a valor de mercado” de 195 milhões e que poderá reavaliar o que irá ocorrer com este ativo.

O que isto representa para o Bradesco? Os 600 milhões de reais correspondem a 0,06% do ativo do banco. Ou 0,18% dos Títulos e Valores Mobiliários. Ou 16% do lucro do último trimestre. Se fosse dado uma baixa integral neste investimento, o lucro do Bradesco reduziria de 3,8 bilhões para 3,2 bilhões. Ou seja, os problemas do BES talvez não sejam um grande problema para o Bradesco.

Mas existe uma questão importante. O fato de o Bradesco possuir ações numa outra empresa que está em dificuldades pode ser um sinal de que este banco não está tomando boas decisões. Esta é uma percepção que pode provocar mais problemas do que o próprio investimento realizado no BES. Uma forma de observar isto é olhar o comportamento das ações do Bradesco no mercado acionário. A seguir temos o que ocorreu com uma das ações do Bradesco nos últimos cinco dias:

A ação que possuía um preço um pouco acima de $36 caiu quase um real na quinta e sexta ou 3%, quando surgiram várias notícias sobre o BES. Assim, tudo leva a crer que os problemas do BES não irão incomodar muito o Bradesco.

Após concluir a redação desta postagem foi anunciado que o Bradesco irá promover a baixa de 100% do valor contábil do investimento. Segundo os jornais, isto corresponde a 356 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário