Translate

22 agosto 2014

Curso de Contabilidade Básica: Parecer com Ressalva

O parecer dos auditores é uma peça importante nas demonstrações contábeis. Na maioria dos casos este parecer não possui ressalvas. Em outras palavras, é um parecer “limpo”. Isto ocorre por três motivos. Em primeiro lugar, o processo de auditoria não é uma guerra entre o auditor e a empresa. Pelo contrário, na maioria dos casos existe muito dialogo entre as partes. Quando o auditor não concorda com um procedimento contábil ou tem alguma dúvida, ele geralmente procura a empresa para conversar. Expõe o problema e sugere correções. Como existe um interesse na empresa em divulgar as demonstrações contábeis sem ressalvas, as recomendações do auditor podem ser acatadas.

Em segundo lugar, temos que acreditar que as empresas e as pessoas são honestas e competentes por princípio. Assim, os erros e as manipulações na contabilidade são exceções. Talvez você seja incrédulo e não acredite muito nisto. Mas isto ajuda a explicar parte dos pareceres sem ressalva.

Finalmente, o processo de auditoria pode ser por diversos motivos falho. O auditor não encontrou o problema por usar uma amostra enviesada, ter outros interesses na auditoria, não ter competência etc.

Exatamente por ser uma exceção, o parecer com ressalva costuma chamar a atenção. Isto não significa que a empresa deva ser “execrada”; pelo contrário, muitas vezes a ressalva pode ser injusta, ou não ser expressiva para as conclusões que tomamos a partir das informações contábeis. Mas é um alerta. Uma ressalva é como um produto que causa mal para a saúde e existe um aviso no rótulo: “faz mal para saúde; é por sua conta e risco”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário