Translate

25 agosto 2014

Curso de Contabilidade Básica: Sem fins lucrativos

Quando olhamos as demonstrações contábeis de uma entidade sem fins lucrativos, nossa atenção é diferente daquela que usamos numa empresa. Neste tipo de entidade temos que observar se a entidade tem possibilidade de continuar sobrevivendo para cumprir sua missão. E se os recursos estão sendo geridos de maneira adequada.

Vamos observar as informações contábeis da Federação Mineirade Futebol. O balanço mostra que seu ativo é composto principalmente de caixa e equivalentes (2,2 milhões no final de 2013), contas a receber (1,4 milhão) e imobilizado (803 mil reais). No passivo, um grande volume de valores a pagar (1,7 milhão) e “provisão para passivos contingentes”, com 35,8 milhões.

Esta provisão é importante pois diante de um ativo de 5,1 milhões, este passivo é sete vezes maior que o ativo. Em virtude disto, a federação possui um patrimônio social negativo de 33,3 milhões de reais. Diante disto, é necessário verificar o que diz a nota 11, destacada no balanço:



Da provisão, quase 30 milhões tem sua origem no “processo judicial INSS”. Ou seja, a federação está dando calote na previdência social. E isto não é de hoje; pelos valores, a federação faz tempo que não paga a obrigação patronal. Também existem dívidas com o fisco.

Qual a chance da dívida ser paga nos próximos anos? Provavelmente pouca. Veja o leitor a demonstração do resultado. Em 2013 a federação teve uma receita de 13 milhões e o superávit foi de 117 mil reais. Se a entidade não tivesse nenhuma despesa nos próximos anos, ainda sim levaria quase três anos para pagar esta dívida (para obter este valor basta dividir 35 milhões por 13 milhões). Considerando somente o superávit seriam 305 anos. E se utilizar o caixa gerado nas operações (divulgado no link acima) levaria 20 anos.


(Para complementar a análise recomendamos a leitura do texto “Há 11 anos, Federação Mineira paga contas e salárioscom dinheiro vivo” mostrando a situação caótica da entidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário