Translate

28 agosto 2014

Curso de Contabilidade Básica: Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa 3

A provisão para crédito de liquidação duvidosa ou provisão de devedores duvidosos deve levar em consideração a probabilidade da empresa não receber os valores prometidos pelos seus clientes (Apesar de existir uma controvérsia com respeito da denominação desta provisão, o certo é que o termo é amplamente utilizado, inclusive por grandes empresas). É uma estimativa da chance de transformação de um ativo menos líquido, no caso os valores a receber, em caixa. Existem dois setores onde a constituição, as baixas e os saldos da Provisão são fundamentais no desempenho das empresas: as empresas com elevadas comercialização a prazo e as instituições financeiras.

As chances de recebimento podem variar conforme as características e qualidades do crédito. Assim, um cliente com caráter, capacidade de pagamento, com capital, com condições e garantias (colateral) – os cinco C´s do crédito – terá uma chance maior de pagamento do que um cliente com um histórico de atrasos. Cada empresa deve fazer uma análise da sua carteira antes de proceder a classificação.


Considere o exemplo do Bradesco. Este banco divide sua carteira de crédito, classificando seus clientes como AA (menor risco), A, B, até H, sendo estes de maior risco. Uma carteira com mais clientes H será uma carteira com maior risco; maior concentração nas primeiras letras do alfabeto representa menos risco. Os clientes AA possuem grande qualidade e o Bradesco não constitui provisão para eles. Os clientes A possuem um risco maior e no mínimo a provisão é de 0,5% do valor do crédito. No final do primeiro trimestre a carteira destes clientes era de R$138 bilhões e por este motivo a provisão mínima deveria ser de 691 milhões de reais ou 0,5% x 138 bilhões. Fazendo um saldo, os clientes F não são tão confiáveis e por este motivo a provisão deste grupo é de 50% do valor. Como o Bradesco tinha R$2,8 bilhões de títulos com estes clientes, a provisão mínima para estes clientes seria de 1,4 bilhão. E os clientes H? Este grupo é tão questionável que a provisão é integral. Ou seja, os 10,5 bilhões de reais devem ser considerados como totalmente provisionados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário