Translate

19 agosto 2014

Curso de Contabilidade Básica: Intangível

Nas indústrias o principal ativo são as máquinas e equipamentos; no comércio varejista, os estoques e os valores a receber; nas instituições financeiras, talvez as disponibilidades. Cada tipo de empresa terá no seu ativo um retrato daquilo que é e do que faz. Alguns futurólogos acham que a empresa do futuro terá no seu intangível o principal ativo.

Para mostra um exemplo da situação de uma empresa onde o intangível é o principal ativo, nós trouxemos o caso dos Atletas Brasileiros. Esta empresa está vinculada ao Paraná Clube. Veja o último balanço publicado:


 Do ativo de 664 mil reais (a figura, apresentada pela empresa, está errada ao informar que os valores estão em “reais”; o correto seria “em mil reais”.), 72% é “intangível”. Como a empresa lida com a contratação de jogadores de futebol, o seu principal ativo é o vínculo criado com estes atletas. Assim, o intangível é composto pelos contratos dos jogadores, conforme nota explicativa:

Os contratos dos atletas são contabilizados pelo custo de aquisição dos direitos econômicos dos atletas. Estes valores são baixados através do mecanismo de “amortização” pelo período de vigência do mesmo. A grande mudança no valor deste item é justificada pela negociação de um atleta valioso (“Alex Alves”) para o Goiás, clube da primeira divisão do campeonato brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário