Translate

20 agosto 2014

Resenha: Winning Ugly

Este livro já é bastante antigo: a edição que eu li é de 1993. Mas é o “Príncipe” para área esportiva. O clássico de Maquiavel ensinava as regras da política, que deu origem ao termo maquiavélico. O livro Winning Ugly é Maquiavel aplicado ao tênis.

Um exemplo: Gilbert e Jamison descrevem uma estratégia para ganhar uma partida de tênis num clube. Os autores recomendam chegar mais cedo meia hora antes do horário do jogo, fazer um aquecimento de 20 minutos e enrolar mais vinte minutos. Com isto, chega-se “tarde” para partida. Como em alguns clubes as partidas são de uma hora, o adversário estará ansioso para jogar e poderá propor “pular” o aquecimento que tradicionalmente os jogadores fazem entre si antes de iniciar a partida. Assim, enquanto o adversário irá jogar “frio”, o leitor do livro terá uma grande vantagem de jogar aquecido.

Gilbert jogou tênis profissional nos anos oitenta e noventa. Neste período, jogou contra Sampras, Chang, Becker e Edberg. Depois foi técnico de Agassi, Roddick, Murray, entre outros. Foi considerado por Agassi “o maior treinador de todos os tempos”.

Ao contrário de outros livros de tênis, este não possui nenhuma ilustração ou fotografia. O objetivo é com a questão mental do jogador. Jogar feio pode ser útil para vencer. Com dezenove capítulos, o texto é útil para quem deseja ganhar uma partida de tênis, sem se preocupar em jogar bonito. Os primeiros capítulos são os melhores: conta a preparação mental antes do jogo, os equipamentos para ajudar a vencer e como jogar de maneira inteligente. No capítulo oito os autores fazem classificação dos jogadores existentes e apresenta dicas de como vencê-los. Talvez seja o capítulo mais útil do livro.

Ao terminar a leitura do livro de Gilbert ficamos com a impressão de que seus ensinamentos podem ser aplicados a qualquer esporte. Pode também ser uma obra típica de autoajuda, já que possui ensinamentos sobre adversidades, estratégia, preparo mental, entre outros.

Vale a pena? A princípio é uma obra fundamental para o jogador de tênis amador que perde partidas fáceis ou não consegue dar trabalho para os jogadores mais fortes.


GILBERT, Brad; JAMISON, Steve. Winning Ugly. New York: Fireside, 1993. 

2 comentários: