Translate

04 agosto 2014

Curso de Contabilidade Básica: Fatores de Risco

Ao longo da história de uma empresa é normal aparecerem fatos que possam colocar em risco sua sobrevivência. Alguns destes fatores são externos, como a desvalorização da moeda numa empresa com dívida em dólar, e outros são internos, como a possibilidade de fraudes. Naturalmente que se espera que a empresa possa atua no sentido de reduzir, ou até mesmo eliminar, alguns destes problemas. Evidentemente que é possível existir alguns riscos onde a empresa não tem como atuar para reduzir seus impactos.

Saber dos potenciais problemas que uma empresa poderá enfrentar é importante. Por este motivo é comum que as grandes empresas descrevam, nos seus relatórios, os fatores de riscos e as medidas que foram ou estão sendo tomadas para reduzir sua influencia sobre o resultado. Veja o que diz a Souza Cruz, a maior fabricante de cigarros do Brasil, sobre estes fatores:
A seguir a empresa descreve o que tem sido feito e seu impacto sobre o desempenho. Veja por exemplo sobre o risco legal:

Em outras palavras, as ações que procuram obter indenização pelo consumo de cigarros não tem sido objeto de sentença desfavorável à empresa. Ou seja, até o presente momento este é um tipo de risco que não traz muita consequência para à empresa. Já o mercado ilegal de cigarros preocupa, conforme o texto do relatório:

A leitura dos fatores de risco permite ter uma visão sobre alguns problemas que uma empresa enfrenta ou poderá enfrentar. Também permite mostrar se a empresa está criando mecanismos para reduzir o risco existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário