Translate

06 novembro 2013

Tímidos, alumínio e cursos online

Algumas considerações sobre a edição de outubro da Superinteressante:

A reportagem principal foi sobre "O Poder dos Tímidos" e achei um deleite. Nós já tínhamos lido a resenha que o professor César fez sobre "O Poder dos Quietos" (Susan Cain, Agir, 2012) e aprendido algumas coisas sobre os introvertidos. O texto da Super ainda acrescentou duas referências mais antigas, os livros "The Introvert Advantage" (Marti Olsen Laney, Workman Publishing, 2002) e "Shyness - a bold new aproach" (Bernardo J. Carducci, HarperCollins Publishers, 1999). Não é uma ode aos tímidos, admite-se que existem misturas e cada perfil tem seus pró e contras. Interessante ressaltarem que um estudo de pesquisadores de Harvard descobriu que funcionários proativos liderados por extrovertidos se abstém de dar opiniões. Com introvertidos acontece o oposto: eles não temem conflitos com a chefia e se sentem livres para palpitar. Ainda, como sentem menos necessidade de se expor a estímulos novos, os introvertidos podem se concentrar melhor, dedicar mais foco à resolução de problemas. Os "detemidos" costumam trocar razão por emoção. Cain destaca que sensibilidade à recompensa não é apenas uma característica interessante da extroversão, é o que faz um extrovertido ser assim. Como não se fiam em seu carisma, os mais quietos fazem o dever de casa antes de apresentações e reuniões - postura que se reflete em outras situações.

Na mesma edição há uma nota intitulada "Banco Esconde Alumínio de Lata". Segundo a revista, o Goldman Sachs e o JP Morgan estão sendo investigados pelo governo americano, que os acusa de manipular o mercado mundial de alumínio. Esses bancos, que ganham dinheiro negociando o metal, teriam escondido grandes quantidades em armazéns para inflacionar os preços.

Quase no fim da edição há uma síntese de sites com cursos online gratuitos e de qualidade. Os sites CourseTalk (coursetalk.org) e Knollop (knollop.com) ajudam a pesquisar e comparar cursos. Ao digitar o assunto desejado, as ferramentas ajudam a pesquisar cursos disponíveis em todos os grandes sites de conteúdo, como edX e Coursera, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário