Translate

12 novembro 2013

A vez da OSX

Todos já esperavam: 

A OSX protocolou, finalmente, o pedido de recuperação judicial, segundo a agência de notícias Reuters, que não identificou suas fontes. Na sexta-feira 8, o conselho de administração da OSX aprovou a apresentação do pedido em caráter de urgência.

Segundo a Reuters, a OSX acumula dívidas de mais de US$ 5 bilhões. Em contato com a reportagem de Isto É Dinheiro, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro não confirmou a informação. Porta-vozes da OSX também não foram localizados para confirmá-la.

A OSX foi apanhada pela crise da petroleira de Eike Batista, a OGX, que pediu recuperação judicial há pouco mais de uma semana. Com o caixa encurtando e seu principal cliente com problemas financeiros, a empresa de construção naval de Batista não tinha outra saída a não ser recorrer à recuperação, segundo observadores.


É bom lembrar que a chance de sair de uma recuperação judicial no Brasil é muito reduzida. Dados históricos comprovam isto.

Outro aspecto interessante é que a OSX recentemente renovou o empréstimo que tinha com a Caixa Econômica:

A OSX Construção Naval, controlada por Eike Batista, conseguiu renovar o empréstimo com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 461,4 milhões. A renovação é por 12 meses a partir de vencimento original, ou seja, 19 de outubro de 2013.

Em comunicado ao mercado, enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa também informa que o contrato de garantia desse empréstimo, firmado com o Banco Santander também foi renovado pelo mesmo prazo.

No comunicado, a empresa também informa que empréstimo similar obtido com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) teve o vencimento prorrogado em 15 de outubro de 2013, por 30 dias, e conta com garantia do Banco Votorantim.


Dinheiro público, é claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário