Translate

23 novembro 2013

Fato da Semana

Fato: Iasb foi a notícia da semana por diversas razões. Em primeiro lugar, tudo leva a crer que  a Índia deverá adotar suas normas a partir de 2015. A entidade também deixou claro que irá aprovar brevemente a norma de reconhecimento da receita, que também parece ter a concordância do Fasb, parceiro neste projeto. Também nesta semana o Iasb divulgou as normas contábeis do hedge, que deve influenciar no reconhecimento do risco financeiro.

Qual a relevância disto? A possibilidade da adoção das normas internacionais de contabilidade pela Índia é importante por aumentar o número de empresas que adotam as IFRS. Isto fortalece o trabalho do Iasb. A aprovação de novas normas é importante, pois isto terá reflexo, no futuro, sobre as normas do CPC. E estas normas abordam temas relevantes.

Positivo ou Negativo?  A presença da Índia é um fato positivo já que propaga as normas internacionais. As novas normas, na medida em que soluciona problemas nas IFRS atuais, pode melhorar a qualidade das demonstrações.

Desdobramentos: As novas normas deverão ser analisadas e adaptadas pelo CPC para o Brasil brevemente. A Índia compensa um pouco a frustação de não ter o Japão e os Estados Unidos adotando as normas do Iasb.


Outros eventos relevantes da semana: as grandes indenizações das empresas e o movimento do Bitcoin seriam outros acontecimentos importantes da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário