Translate

24 novembro 2013

As empresas poluidoras

Existe um mantra na contabilidade que associa a mensuração com a gestão. Este mantra afirma que só conseguimos gerenciar o que podemos medir.

Uma das áreas de maior desafio em obter mensuração refere-se ao meio ambiente.  E geral usamos como principal unidade a quantidade de gás carbônico emitido por cada país. Sabemos que a emissão deste gás tem aumentado ao longo dos últimos anos, estando concentrada nos países mais industrializados. Por consequência, desde 1854, quando se tornou possível medir a emissão do gás carbônico, os Estados Unidos é o campeão da poluição. Mas quando analisa o último ano, 2012, a China foi o principal em termos de poluição.

Uma pesquisa realizada pelo Climate Accountability Institute mudou um pouco esta maneira de medir a poluição. Em lugar dos países, concentrou-se nas empresas. E o resultado é assustador. A empresa que mais poluiu na história da humanidade é a Chevron e respondeu por 3,52% de toda emissão no período de 1751 a 2010. As vinte empresas com maior emissão respondem por quase 30%. As noventa maiores entidades são responsáveis por 63% das emissões no período.

Leia mais em Heede, Richard. Tracing anthropogenic carbon dioxide and methane emissions to fossil fuel and cement producers, 1854–2010. ClimaticChange.

Nenhum comentário:

Postar um comentário