Translate

28 novembro 2013

Repsol e Argentina

Informamos que a Repsol recebeu uma proposta da Argentina pelos ativos da empresas encampados pelo governo de Buenos Aires. O Conselho de Administração da Repsol aprovou o princípio de acordo: 5 bilhões de dólares em bônus argentinos de 10 anos, a 8,5%, com garantia de pagamento, com amortização em seis parcelas a partir do quinto ano.

A taxa de 8,5% é, sem dúvida nenhuma, bastante atrativa para um investimento em termos mundiais. Mas considerando que o governo argentino possui uma classificação de dívida bastante negativa, não é muito atualmente. Para a Argentina, o acordo poderá abrir o mercado de capitais novamente.

O acordo não será tão simples quanto parece, já que para sua aprovação por parte da Argentina será necessário uma lei. Além disto, a Repsol deverá retirar todas as ações legais contra o governo argentino nas cortes internacionais, inclusive as restrições às vendas argentinas.

O mercado reagiu positivamente ao acordo. O valor superou as expectativas dos investidores. Mas o mesmo terá um efeito sobre a contabilidade: as ações estavam contabilizadas como 5,4 bilhões de euros, bem acima dos 3,7 bilhões obtidos agora. Os valores estavam contabilizados como "ativos não correntes mantidos para venda sujeito a expropriação". Mas a empresa reconhecia a possibilidade de receber menos do que o contabilizado. Parte da perda será reduzido pelo efeito fiscal e pode sofrer variações pelas mudanças no câmbio.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário