Translate

06 novembro 2013

Crédito consignado

O crédito consignado deveria ser um tipo de empréstimo barato. O gráfico abaixo mostra um comparativo entre bancos privados. A taxa básica de juros é de 10%. 

"Acho os juros altos para os padrões de garantia que o crédito consignado oferece", diz Carlos Thadeu de Freitas, economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC). "O ambiente com inflação de 0,5% ao mês e taxas de juros de 2% para serem descontadas em folha é difícil de entender." O executivo, ex-diretor do Banco Central, aponta que o prazo estendido desse tipo de empréstimo é outro fator interessante para os grandes bancos que se beneficiam de menores taxas ao captar em linhas mais longas, o que é necessário para casar com a carteira de empréstimos.

Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de estudos econômicos da Associação Nacional de Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac), é outro a destacar o alto custo do consignado praticado no Brasil. "Mas eu só vejo as taxas caindo nessa modalidade quando a Selic recuar."

O texto ainda cita mudanças nas regras, a questão da concorrência, o custo da comissão entre outros fatores. Existe outra explicação: o consignado é uma grande oportunidade para os bancos. Para o cliente, buscar taxas menores não é uma opção adequada. Caso encontre um banco com taxas mais atrativas, ele deve fazer uma série de procedimentos para obter este empréstimo (abrir conta neste banco, transferir o pagamento, etc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário