Translate

14 junho 2012

Leasing: acordo entre Iasb e Fasb 2

Sobre o acordo para contabilidade de Leasing, anunciado no dia 13 de junho, eis o artigo de Norris para o NY Times:

A contabilidade do leasing é uma daquelas coisas que conduzem alguns analistas até uma parede, e corrigi-lo está há muito tempo na lista de coisas que os criadores de regras contábeis devem fazer. Mas quando eles tentaram, as pessoas ficaram furiosos, e os criadores de regras voltou para a prancheta.

Hoje, o Financial Accounting Standards Board, que estabelece regras americanas [dos Estados Unidos], e do International Accounting Standards Board disseram que tinham chegado a acordo sobre uma nova abordagem. Vamos ver como ela voa.

O problema é que os arrendamentos, para fins práticos, muitas vezes são maneiras de possuir algo sem mostrá-lo como um ativo e sem mostrar os pagamentos exigidos como um passivo. Os balanços de companhias aéreas muitas vezes mostram que eles possuem poucos, ou nenhum, aviões e têm uma dívida relativamente pequena. Todo mundo sabe que é enganosa [a contabilidade].

Colocar a maioria dos arrendamentos no balanço como ativos, com dívidas [passivo] de contrapartida parecia uma coisa óbvia a fazer. A grande controvérsia veio com o tratamento na demonstração do resultado.

Ao invés de apenas tomar os pagamentos da locação de cada mês como a despesa, a proposta original previa que os cálculos que trataram a transação como uma compra e um empréstimo. Quando você pede dinheiro emprestado, você paga mais juros no início do empréstimo, de modo que as despesas seriam maiores. Assinar um contrato de cinco anos para um escritório, em US$ 10.000 por mês, a sua despesa nas regras contábeis seria bem mais de $ 10.000 no primeiro mês e, gradualmente, em declínio, mesmo que esse seja o valor do cheque que você emitiu a cada mês. Houve um monte de gritos em protesto.

A solução dos boards foi propor fatiar a questão em duas partes. Se a locação realmente equivale a propriedade, como acontece com a maioria dos contratos de arrendamento de aviões ou equipamentos pesados, então ele seria tratado como na proposta original. Mas, disse Leslie Seidman, a presidente da FASB, "decidimos que concessões que transmitem uma percentagem relativamente pequena da vida ou do valor do bem arrendado deve ser reconhecido uniformemente ao longo do prazo da locação."

Então locações que não são como propriedade receberia o tratamento em linha reta que as pessoas queriam. Esse arrendamento do escritório teria uma despesa de US $ 10.000 por mês.

E como você sabe o quão grande "uma percentagem relativamente pequena da vida ou o valor do bem arrendado" pode ser? Isso vai ser divulgado mais tarde. A esperança é ter uma proposta elaborada este ano e pronta para implementar em 2013.

Quando eles implementam uma nova regra, muitos balanços corporativos, de repente, incham, acrescentando uma grande quantidade de ativos e um monte de dívidas. As empresas terão de gastar muito tempo para tranquilizar os investidores que eles não são mais arriscados de repente e que a dívida estava sempre lá, mesmo que não tenha sido previamente mostrado no balanço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário