Translate

13 junho 2012

Contágio

BMG, Bonsucesso e Paraná Banco serão as instituições financeiras mais afetadas pela intervenção do Banco Central no Cruzeiro do Sul, de acordo com relatório da agência de classificação de risco Moody's. Segundo o documento, a intervenção do BC tem efeito negativo para bancos especializados, porque aumenta a aversão ao risco e prejudica o acesso a financiamento e a confiança do investidor no segmento em que atuam.

"Nós acreditamos que esse evento vai reduzir a disponibilidade (de crédito) e aumentar o custo de financiamento de bancos pequenos e médios, que precisam de confiança institucional e mercados interbancários", indica a Moody's. BMG, Bonsucesso e Paraná Banco, assim como instituições financeiras menores, vão ter mais dificuldade de financiar a originação de empréstimos ou de securitizar seus empréstimos a terceiros.

A intervenção no Cruzeiro do Sul deve ter pouco impacto no mercado financeiro brasileiro, visto que o banco detém somente 0,22% de todos os ativos no sistema bancário nacional (...) (Fonte: aqui)


A última frase contradiz o afirmado anteriormente. Há um risco de contágio e a mera participação do Cruzeiro do Sul no sistema financeiro não é uma medida confiável da influência sobre o mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário