Translate

14 junho 2012

Caixa da Nokia

Uma reportagem da Reuters (Nokia queima reservas de caixa e faz crescer preocupação) levanta a suspeita para as dificuldades da empresa Nokia com a geração de caixa. Segundo o texto, a empresa está "consumindo suas reservas de caixa em ritmo insustentável e gerando questões que alguns analistas consideram sérias sobre sua capacidade de sobreviver nos próximos meses". Mais ainda, "os analistas mais pessimistas dizem que a empresa pode estar em risco de quebra, se não conseguir desacelerar sua queima de reservas".

O melhor é verificar as demonstrações contábeis. Usando os dados que obtive aqui, a situação da empresa não é tão grave. Vamos aos fatos (e aos números):

=> no último trimestre (1o. de 2012) a empresa teve um fluxo das operações negativo (preocupante), de 786 milhões de dólares. Neste período, a mudança no caixa foi de 663 milhões, negativo (idem).
=> no último trimestre de 2011 os valores foram contrários a esta tendência: fluxo de caixa das operações positivo de 801 milhões e mudança no caixa de 1,02 bilhão.
=> há um ano, no primeiro trimestre de 2012, a empresa teve um caixa das operações negativo em 246 milhões e uma mudança no caixa de 38,2 milhões. Ou seja, o resultado do primeiro trimestre de 2012 foi pior que no mesmo período de 2011. Isto é preocupante.
=> analisando os valores anuais, em 2011 a empresa gerou 1,48 bilhão nas operações e aumentou o caixa em 2,13 bilhões. Em 2010 os números foram 6,4 bilhões e 2,24 bilhões, na ordem.

É bem verdade que o desempenho atual da empresa é muito pior que em 2007, quando gerou 11,5 bilhões de caixa nas operações, com um lucro de 10,5 bilhões.

Conclusão: até o momento não existe nada que possa indicar que a empresa está consumindo as reservas de caixa num ritmo insustentável ou que esteja em risco de quebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário