Translate

28 junho 2012

A contabilidade e seus escritores

Hoje em dia está absurdamente mais fácil publicar um livro. Nem editora é necessário caso você queira se aventurar por aí... Há sim editores e agentes literários, como também sites que incentivam a publicação de livros eletrônicos pelo próprio escritor. Isso me torna ainda mais crítica ao comprar algo - acho muito bom quando disponibilizam o primeiro capítulo da obra para que saibamos o nível da peça que estamos pensando em adquirir.

Enfim... recebi um e-mail de um leitor que me fez rir um bocado. Agradeço a contribuição e divido o momento "paciência zero" com vocês:


Pérola 1:

"MECANISMO DE DÉBITO E CRÉDITO

Como podemos notar, os fatos contábeis provocam aumentos e diminuições nos componentes patrimoniais. Para melhor entender esse mecanismo, vamos retornar à equação contábil: ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO.

Ora, se sempre haverá igualdade entre o Ativo e o Passivo + Patrimônio Líquido, podemos também afirmar matematicamente que

ATIVO - (PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO) = ZERO.

Ou seja: ATIVO - PASSIVO - PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ZERO.

Isso nos leva a concluir que o Ativo é o lado dos componentes positivos do patrimônio e o Passivo e Patrimônio Líquido, o lado dos componentes negativos.

[Comentário crítico: Se eu inverter a lógica matemática do amigo, e colocar que Passivo + Pl - Ativo é igual a zero, eu desconstruo o raciocínio do rapaz, né não!?]

Vejamos o exemplo a seguir: (desenho de um balanço patrimonial simples, com caixa e contas a pagar e capital). Sendo o ativo o lado positivo do patrimônio, as suas contas são positivas, isto é, os seus saldos são sempre positivos (denominados devedores). [Comentário crítico: Pronto, deu o nó geral na cabeça dos coleguinhas...] As contas do Passivo e Patrimônio Líquido, por sua vez, são negativas, isto é, seus saldos são sempre negativos (credores)."

Pérola 2:

"Lembre-se: Toda vez que tiver uma despesa, debitar a conta, toda vez que tiver uma receita, creditar a conta!"
[Comentário crítico: Tá, mas e o coleguinha que ler isso e pegar a conta "Despesa de assinatura paga antecipadamente"... ou "Receita antecipada de serviços"?????]

Ordem do dia: Tomem cuidado com os livros que utilizam! E senso crítico é um "must have".

2 comentários:

  1. Professora, isso é legal mas inicialmente eu não teria esse discernimento. Espero que os meus professores tenham e saibam escolher bons livros e textos. Obrigada por abrir os nosso olhos e dos nossos professores.

    ResponderExcluir
  2. eu também fazia confusão com a natureza e funcionamento das contas quando iniciei a faculdade de contabilidade. Agora dá pra rir com essa!

    ResponderExcluir