Translate

07 fevereiro 2012

Mercado de Carbono

Um mercado de créditos de carbono realmente eficiente poderia diminuir em mais de 75% a perda de biodiversidade nas florestas tropicais. É o que mostra um estudo divulgado na última edição da revista Nature Climate Change. (...)

Mas o biólogo brasileiro José Maria Cardoso da Silva, vice-presidente global da Conservação Internacional, diz que o mercado ainda está muito imaturo. "Esbarramos em um duplo problema", explica. Em primeiro lugar, um mercado exige um arcabouço legal e institucional que dê segurança aos investidores. "Na maioria dos lugares, isso ainda não existe ainda", pondera Silva.

No Brasil, embora alguns Estados contem com boa legislação de compensação por serviços ambientais, falta uma estrutura legal federal - o que gera insegurança e desestimula investimentos.



Fonte: Estado de S Paulo, 6 de fevereiro de 2012


Mais sobre o assunto aqui

Um comentário:

  1. Eu acho estranho para a um problema ambiental (suposto aquecimento global) dá-se uma solução financeira (créditos de carbono). E quando se sabe que o sistema de Créditos de Carbono é cria da finada ERON, é de se desconfiar mais ainda.

    A Enron e a máquina por trás de Quioto:
    http://terrasdelisboa.blogspot.com/2009/02/enron-e-maquina-que-criou-quioto.html#ixzz1lnXvMtCH

    Mesmo depois do CLIMAGATE as pessoas ainda insistem em alimentar esse “mercado”, que já provou (por demais) que incentiva fraudes contábeis.

    Descoberta fraude com créditos de carbono:
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,descoberta-fraude-com-creditos-de-carbono,544961,0.htm

    A fraude no mercado de carbono:
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-fraude-no-mercado-de-carbono

    A ENRON VIVE!

    ResponderExcluir