Translate

22 fevereiro 2012

Humor social, mercado acionário e reeleição


Algumas vezes, o mercado acionário reflete tendências econômicas, assim como, a economia pode indicar os rumos políticos. Assim, numa época de crise, quando a economia se recupera, o desemprego cai, os investidores confiantes colocam dinheiro em investimentos mais arriscados e o preço das ações se eleva. Por consequência, os eleitores tendem a recompensar o atual presidente com mais um mandato.

Destarte, pesquisadores utilizaram dados sobre a produção econômica, preços, desemprego e desempenho do mercado de ações e relacionaram essas variáveis com as eleições presidenciais norte-americanas, desde 1792. Nos três anos que antecederam o dia de cada eleição , eles identificaram uma sólida conexão entre a direção do mercado acionário e os resultados das tentativas de reeleição. Os candidatos que atuaram durante os períodos de elevação dos preços das ações (20% ou mais de crescimento nominal do Dow Jones average index) obtiveram mais sucesso na reeleição, do que aqueles que estavam na presidência durante os períodos de queda (10% ou mais de queda do mesmo índice, durante três anos).

Em verdade, o estudo buscou identificar o "humor" social, ou seja, como os cidadãos estavam se sentindo em determinado período, pois, de acordo com a teoria socieconômica, o "humor" social ,que se reflete no mercado de ações, é o indicador mais poderoso dos resultados da reeleição do que variáveis ​​econômicas, como: PIB, inflação e desemprego.

Segundo os autores, um "humor" social cada vez mais positivo produz um mercado de ações em ascensão, bem como votos para o atual presidente, e um "humor" social cada vez mais negativo produz um mercado acionário em queda, bem como votos contra o candidato a reeleição.

Para os autores, é o "humor" social que determina a eleição, e não o mercado de ações. Este é apenas um indicador confiável do temperamento nacional. É bom notar que alguns casos nem sempre seguem a lógica descrita acima, como na vitória de Clinton sobre George H.W. Bush, que não conseguiu se reeleger mesmo com o crescimento de 52% do Dow Jones, durante seu mandato Além disso, é oportuno lembrar que outros fatores estão envolvidos para o sucesso da reeleição,como: aprovação popular,nível de desemprego, guerras et cetera.
Se o estudo for um bom guia para o resultado da eleição de 2012 nos EUA, o senhor Obama pode começar a comemorar, pois o índice Dow Jones average teve um crescimento nominal de 63%, durante o mandato do nobre presidente. Não obstante, nenhum presidente conseguiu se reeleger com a taxa de desemprego superior a 7,2%.

3 comentários:

  1. "humor" social ,que se reflete no mercado de ações, é o indicador mais poderoso dos resultados da reeleição do que variáveis ​​econômicas.
    Muito interessante!
    Luana

    ResponderExcluir
  2. Uma outra postagem se relaciona a essa: Beleza é fundamental http://contabilidadefinanceira.blogspot.com/2010/05/beleza-e-fundamental.html

    ResponderExcluir
  3. TESTEMUNHO DE EMPRÉSTIMO ROSARIO
    Se reencontrar o sorriso é graças a LOUIS CASTRO de quem recebi um empréstimo de 200.000€ e dois
    dos meus colegas recebeu igualmente empréstimos deste o Sr. sem nenhuma dificuldade com uma taxa de 2% por Ano. Aconselho-os mais vocês não engano em pessoa se quiser certamente fazer um pedido de empréstimo de dinheiro para o vosso projeto e qualquer outro. Publico esta mensagem porque o Sr. CASTRO fez-me bem com este empréstimo. É por meio de uma amiga que encontrei este Sr. honesto e generoso que permitiu-me obter este empréstimo. Então aconselho-vos que contacte-o e satisfá-los-á para todos os serviços que pedir-lhe -á. Eis o seu endereço eletrónico: louiscastro07@gmail.com. É da seriedade, agradável abster-se obrigado de fazer passar a mensagem.

    ResponderExcluir