Translate

14 fevereiro 2012

Pressão

A IFRS Foundation Monitoring Board anunciou recentemente uma série de medidas no sentido de melhorar a governança e o financiamento do Iasb. Este talvez tenha sido uma das grande novidades na contabilidade dos últimos meses. A IFRS Fundação também informou que os próximos 18 meses será crítico para a convergência contábil.

Além da questão da necessidade de buscar uma maior independência no processo de normatização contábil, o relatório do Monitoring Board apresentou dez sugestões. Destas, a mais relevante, em termos políticos, é a primeira decisão. Ela inclui o desejo de expandir a presença de mercados emergentes e, isto é relevante, que todos os membros permanentes devam demonstrar compromisso com as normas internacionais, usando-as em suas juridições e participando do financiamento da fundação.

As implicações desta decisão são relevantes. O Iasb aparentemente deu um ultimato para os Estados Unidos aderirem as normas internacionais, sob pena de perderem sua posição privilegiada nas decisões da entidade. Isto foi confirmado pela Reuters, que escutou uma fonte interna do Iasb.

O prazo é janeiro de 2013. Após isto, o Iasb só irá aceitar membros os países que estiverem usando suas normas. Atualmente os EUA possuem quatro assentos no board do Iasb. Como a SEC está no Monitoring Board e assinou o termo, isto talvez seja um sinal de que este país irá aderir as normas.

Além disto, um grande número de empresas com ações negociadas no mercado dos EUA usam as normas internacionais. Só empresas canadenses são mais de cem. Mas o texto também parece ser uma pressão para os países que permitem exceções as regras (o Brasil é um deles).

Outro destaque é a questão nevrálgica do financiamento. O Iasb tem uma grande dependência do dinheiro das grandes empresas de auditoria. Um dos requisitos para o país ser membro seria participar, financeiramente, do orçamento.

Para Ler Mais

Global accounting reform ups pressure on U.S. to sign up - Huw Jone, Reuters, Fev 9 2012

Oversight groups report on steps to enhance IASB governance, financing - Ken Tysiac - Journay of Accountancy

Foto: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário