Translate

27 fevereiro 2012

Pesquisa em Econometria

O blog Prosa Econômica apresenta algumas sugestões para se fazer uma pesquisa em Econometria. Eis algumas sugestões que também são válidas para uma pesquisa em Contabilidade:

Algumas pessoas ficam petrificadas diante do desafio de escolher um tema a ser abordado. Apesar de não ter uma regra de ouro, é importante selecionar um tema atrelado ao interesse do estreiante ao mundo da pesquisa.

Escolher algo ligado à Ecologia, Macroeconomia ou Economia Brasileira não é suficiente. É necessário afunilar ainda mais. Dizia um professor de Técnicas de Pesquisa, se seu tema puder ser resumido em menos de 5 palavras, chances são que ele está amplo demais. Na dúvida, ler alguns artigos da grande área de interesse pode ajudar bastante a detalhar ainda mais seu projeto.
Para que se chegue a um nível de particularização ideal, é essencial que sejam respondidas as questões: o que pesquisar?, por quê?, como?, qual?, onde?, quando?.


Mais adiante, sobre a parte empírica:

Nesta etapa, conhecer e dominar alguns comandos básicos de um pacote estatístico é fundamental durante a condução de toda pesquisa empírica. Alguns programas: STATA, SPSS, R (livre), Gretl (livre), Eviews e MATLAB. (...)


Reforço que não é necessário preocupar-se em aprender muito sobre o pacote já no início da pesquisa. Primeiro, procure saber como abrir uma base de dados no programa escolhido. Depois, com o decorrer da pesquisa e conforme a necessidade de produzir alguma estatística ou de rodar algum modelo, pode-se consultar algum manual tendo em mão termos de pesquisa mais específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário