Translate

06 fevereiro 2012

Compra por Impulso

A compra por impulso chama a atenção dos pesquisadores de marketing e de finanças pessoais por sua influência. Para as finanças comportamentais, a compra por impulso tem o interesse da aparente irracionalidade.

Os dados chamam a atenção para sua relevância: alguns estudos já mostraram que a grande maioria dos consumidores compra, ou já compraram, por impulso; em outros, mais de 60% das compras em supermercados foram classificadas como sendo “por impulso”.

Uma pesquisa realizada com consumidores da Paraíba tentou compreender a relação entre os valores humanos e este tipo de consumo. Os participantes do estudo eram jovens universitários, com renda familiar elevada e morando com sua família. O resultado mostra que as características do consumidor, como sua renda, idade e sexo, ajudam a explicar o comportamento impulsivo na compra. Assim, os mais riscos, mais jovens e as mulheres compram mais por impulso, a pesquisa mostrou. Além disto, a frequência de visita ao centro de compras e o uso de cartão de crédito também influenciam no consumo.

Leia Mais em Comprou sem Querer? Entenda o Porque!. Samuel Lins e Rita de Cássia Pereira, RBGN, Fecap, 2011

É difícil deixar de elogiar a criatividade no título do artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário