Translate

04 fevereiro 2012

Bolha Imobiliária


Segundo os dados da Fipe-Zap o valor de venda do imóvel no Brasil nos últimos doze meses cresceu 25,5%. Este crescimento não foi uniforme entre as diferentes capitais, já quem em Recife o preço de venda aumentou em 34,2%, enquanto em Salvador o crescimento foi só de 7,5%. Em 36 meses, o imóvel para venda no Rio de Janeiro aumentou em 128,8%, o que representa um aumento anual de 32%. 

Somente para fins de comparação, em doze meses a inflação, medida pelo IPCA, foi de 5,6%. Isto significa dizer que o preço real dos imóveis cresceu em 18,8%. 

2 comentários:

  1. Sobre o assunto há um texto na Revista de Economia e Administração (Insper)divulgado no ano passado (n 3 / 2011)segue o resumo

    Mercado imobiliário no Distrito Federal: perspectiva dos corretores de imóveis quanto à existência de bolha especulativa

    Bruno Vinícius Ramos Fernandes
    Lorena Cristina Esmeraldo Leite
    Danielle Montenegro Salamone Nunes
    Cláudio Moreira Santana

    Resumo
    O mercado imobiliário do DF tem chamado a atenção nos últimos anos pelo seu aquecimento e o constante aumento de preços. Entre janeiro de 2007 e dezembro de 2009, o preço médio do metro quadrado aumentou aproximadamente 60%, o que fez com que centenas de investidores aplicassem seus recursos em imóveis. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a visão de corretores de imóveis do Distrito Federal sobre o mercado imobiliário. Para tanto, utilizou-se um questionário com 10 questões objetivas, enviado a 5.900 e-mails de corretores, obtendo--se 289 respostas. O foco principal do questionário era avaliar, pelas respostas dos corretores, a existência de indícios de bolha no mercado imobiliário do DF, levando em conta o forte aquecimento dos preços nos últimos anos. O teste utilizado para a análise das questões de opinião foi o qui-quadrado, que avaliou se as variáveis demográficas dos corretores influenciam nos padrões de respostas observados. Os dados de valorização do metro quadrado, relativos a 2007, 2008 e 2009, foram obtidos mediante tabulação de anúncios de imóveis do jornal Correio Braziliense a fim de compará-los com as perspectivas dos participantes da pesquisa. Os resultados demonstraram que a maioria dos corretores discorda fortemente da possibilidade de existência de uma bolha especulativa imobiliária. Quanto à perspectiva de valorização dos imóveis, os respondentes apresentaram noção que coincidiu com os resultados obtidos a partir dos dados dos classificados.

    Palavras-chave: Finanças comportamentais; Mercado imobiliário; Bolha especulativa.

    ResponderExcluir