Translate

25 fevereiro 2011

Por melhores informações

Em ofício divulgado nessa quinta-feira (24/2), a autarquia do mercado de capitais afirma ter constatado deficiência na forma de evidenciar as informações em notas explicativas.

"É importante ressaltar que as notas explicativas são fundamentais para que os usuários das demonstrações financeiras sejam capazes de identificar as práticas contábeis selecionadas pela companhia", sinaliza o documento.

Para evitar os desvios mais frequentes, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem encorajado a divulgação das premissas utilizadas para determinar o valor recuperável de ativos durante o período em análise.

As instituições sob verificação também devem usar as notas explicativas para mencionar seu relacionamento e suas transações com partes relacionadas como empregados e administrados, benefícios pós-emprego ou remuneração baseada em ações.

Também tem sido uma preocupação a mensuração do valor presente dos ativos, por meio de uma descrição.

No mesmo sentido, o reconhecimento da entrada de benefícios econômicos deve constar com breve descrição da natureza do ativo na data do balanço e, da mesma forma, uma estimativa dos seus efeitos financeiros

CVM cobra mais precisão em demonstrações financeiras - Brasil Econômico

Particularmente não gosto do termo "precisão" no título. O documento da CVM fala em "desvio"

Nenhum comentário:

Postar um comentário