Translate

21 fevereiro 2011

O Horário de Verão representa uma economia de custo?

As agências de notícia http://veja.abril.com.br/noticia/economia/horario-de-verao-traz-economia-de-30-milhoes-de-reais-ao-sistema-eletrico divulgaram que o horário de verão de 2010/2011 possibilitou uma economia de 30 milhões de reais ao sistema elétrico. Esta estimativa é do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Observe que o montante estimado de economia foi absorvido pelo sistema elétrico. Não se considerou, nesta estimativa, a externalidade do horário de verão. Antes de prosseguir, seria importante tecer considerações sobre este conceito. Segundo a Wikipedia, as externalidades:

referem-se ao impacto de uma decisão sobre aqueles que não participaram dessa decisão.
A externalidade pode ser negativa, quando gera custos para os demais agentes - a exemplo, de uma fábrica que polui o ar, afectando a comunidade próxima.


Assim, quando o governo decide instituir o horário de verão, não existe a preocupação sobre o efeito nas pessoas foram do sistema elétrico.

O horário de verão produz algumas externalidades negativas. Por exemplo, com o horário de verão tenho que acordar mais cedo; isto termina por afetar minha produtividade. Assim, a queda na produtividade das pessoas representa uma externalidade negativa. Acredito que os problemas de adaptação das pessoas ao horário de verão são minimizados quando se considera os benefícios do mesmo.

É bem verdade que seria muito difícil de mensurar o montante das externalidades decorrentes do horário de verão. Os cálculos seriam difíceis e sujeitos a questionamento. Entretanto, não podemos aceitar a estimativa divulgada pela imprensa, pois não reflete o efetivo benefício, se é que existe, do horário de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário