Translate

24 fevereiro 2011

A Carga Tributária pode interferir no resultado do futebol?

Sim. A carga tributária tem inúmeros efeitos sobre a vida das pessoas. Um estudo recente mostrou que o aumento da carga tributária pode levar as pessoas a migrarem dos seus países. Para provar isto, três pesquisadores, Kleven, Landais e Saez, usaram o mercado de futebol na Europa. A escolha pode parecer estranha, mas existem boas razões para usar o futebol para estudar os efeitos da tributação: existem boas informações, há mobilidade entre as fronteiras, provocada pela Lei Bosman, e existem diferenças nas políticas tributárias.

Os resultados encontrados são muito interessantes. Existe uma evidência gráfica no trabalho (figura 1B) que o número de jogadores estrangeiros nos campeonatos europeus é maior nos países onde a alíquota é menor (R2 = -0,26). Com mais jogadores estrangeiros, as equipes dos países com menor alíquota apresentam um melhor resultado nos campeonatos europeus (Figura 3b do trabalho).

Recentemente a Espanha aprovou uma legislação, denominada de Lei Beckham, em homenagem ao jogador inglês, reduzindo a carga tributária do jogadores. Comparativamente, passou a ser mais interessante trabalhar na Espanha. O resultado foi a migração de bons jogadores, de países como a Itália, para a Espanha.

Assim, quando você ficar sabendo que está ocorrendo uma transferência milionária no futebol, em lugar de pensar no amor à camisa, nas melhores condições de trabalho ou na visibilidade do atleta, procure a resposta nos impostos. Afinal, esta foi uma das razões para a mudança de Cristiano Ronaldo, do Manchester para o Real Madrid: um anúncio de aumento nos impostos na Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário