Translate

15 fevereiro 2011

Por que as pessoas têm preconceito contra a Wikipedia?

É muito comum escutar a recomendação para não usar a Wikipedia em citações de trabalhos acadêmicos. A principal razão é que a Wikipedia é uma enciclopédia aberta, onde qualquer pessoa pode fazer sua contribuição. Isto torna a Wikipedia sujeita a erros, já que não teríamos especialistas fazendo os verbetes. Mas pesquisas já mostraram que o nível de erro da Wikipedia iguala-se as melhores enciclopédias (aqui e aqui), apesar de alguns verbetes, em especial de empresas e pessoas famosas, o conteúdo ser enviesado. Provavelmente a principal razão para não se usar a Wikipedia não seja válida.

Outro argumento usado é que a Wikipedia pode ser alterada a qualquer momento. Assim, uma informação de um verbete, que foi usada para construir uma pesquisa, pode ser retirada da enciclopédia a qualquer momento. Observe que este problema, apontado como se fosse exclusivo da Wikipedia, é abrangente para toda informação que capturamos da internet. Ou seja, não convence numa argumentação.

Terceira possibilidade para o preconceito diz respeito ao fato da Wikipedia contribuir para a preguiça acadêmica. Os professores preferem que seus alunos trabalhem um pouco mais os conceitos, confrontando as fontes. A Wikipedia resume tudo num verbete, impedindo o aprofundamento da pesquisa. Isto realmente pode ser verdade, mas não surgiu com a Wikipedia. O aluno preguiçoso sempre existiu, não sendo criação da enciclopédia.

Uma pesquisa recente (citada aqui) mostrou que os estudantes estão usando a Wikipedia como uma pré-pesquisa. Ou seja, para começar a conhecer melhor o tema eles usam a enciclopédia. Mais ainda, sabendo que a autoridade da Wikipedia como "argumento de autoridade" é questionada nas universidades, eles geralmente não fazem citação da enciclopédia. Ou seja, ela está sendo usada como um primeiro filtro. Se isto está ocorrendo, é necessário melhorar o conteúdo da Wikipedia. E isto é assustador. Observe, por exemplo, o que o verbete da Wikipedia dizia sobre "receita", um conceito fundamental para a contabilidade: "é a entrada monetária que ocorre em uma entidade (Contabilidade) ou patrimônio (Economia), em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos. Nas empresas privadas a receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens ou serviços (chamado no Brasil de faturamento). Classificam-se em operacionais e não-operacionais." O conceito não está de acordo com a Estrutura Conceitual, confunde receita com faturamento e apresenta uma classificação que não é mais utilizada. Isto tudo em três frases.

Assim, em lugar de criticar a Wikipedia, os professores deveriam trabalhar para melhorar a Wikipedia no seu papel de pré-pesquisa.

Um comentário:

  1. Um tenho uma resposta bastante clara aa sua questao... volto a te escrever...porque hoje foi so loucura de trabalho... Abraco Yuri

    yuruides@ig.com.br

    ResponderExcluir