Translate

17 fevereiro 2011

Fuga de cientistas

O governo chinês está em busca de professores titulares americanos - pessoas com um história de pesquisa e uma capacidade comprovada para trabalhar num laboratório. E eles estão oferecendo subsídios de deslocação de 146.000 dólares, mais salários tão elevados quanto $ 250.000 por ano. O esforço da China é o último problema no que alguns especialistas veem como uma perda de uma década dos EUA para as nações estrangeiras (...)

A preocupação: No momento em que a ciência e a tecnologia estão se tornando cada vez mais fundamental para o progresso econômico, os EUA estão perdendo muitos de seus melhores e mais brilhantes cientistas. "O governo dos EUA está adormecido ao volante aqui", disse Vivek Wadhwa, professor adjunto da Universidade Duke's Pratt Escola de Engenharia e um associado de pesquisa sênior da Harvard Law School.

E não é evidente que os EUA é capaz de preencher o vácuo - pelo menos por agora. Os estudantes americanos parecem preferir carreiras nos negócios, direito ou medicina, e não em ciência, matemática ou engenharia.

Estatísticas confiáveis sobre o número de experientes cientistas e engenheiros estrangeiros voltando para casa são escassos. Mas um olhar sobre as mudanças na proporção de estudantes estrangeiros que se encontram de volta os EUA depois de ganhar seus doutorados é revelador. O percentual daqueles que ainda estavam em os EUA dois anos depois de receber o doutorado caiu de 71 por cento entre 2001 e 2003, para 66 por cento em 2005, de acordo com um estudo realizado por Michael Finn, no Oak Ridge Instituto de Ciência e Educação em Oak Ridge, Tenn As tendências indicam que a maior "Enquanto destinatários doutorado estrangeiros ficaram em números crescentes durante os anos 1980 e 1990, este já não parece ser o caso", disse Finn observou. (...)

Fonte: aqui (Tradução e Dica de Pedro Correia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário