Translate

15 fevereiro 2011

A Administração faz Diferença

Apesar de a administração ser enfatizada nos cursos para executivos, nos livros e na imprensa econômica, existe pessoas que são céticas quando a sua relevância. Existem pelo menos duas boas razões para que isto ocorra: é difícil mensurar os efeitos da administração, mantendo todas as variáveis constantes; e as práticas de excelência podem mudar no tempo e no espaço.

Cinco pesquisadores resolveram fazer um teste interessante para tentar mostrar a importância da administração (Does Management Matter? Evidence from India; Nicholas Bloom; Benn Eifert; Aprajit Mahajan; David McKenzie; e John Robert). Usando dados de grandes empresas têxteis da Índia, os autores dividiram o grupo analisado em dois grupos. Um grupo recebeu cinco meses de consultoria e acompanhamento intensivo de uma empresa de consultoria internacional. No primeiro mês foi feito o diagnóstico, para determinar as oportunidades de melhoria; nos meses seguintes, aplicaram-se as orientações. O segundo grupo só recebeu o diagnóstico.

Encontrou-se que a adoção das técnicas administrativas aumentou a produtividade (11%) e o lucro. Os autores perguntam: se a administração faz diferença, por que técnicas administrativas não são empregadas mais constantemente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário